domingo, 25 de abril de 2010

Sonhos: na escola e a maldita matemática


Esse sonhos são recentes. Sou estudante do Ensino Médio. No sonho, tenho consciência de que já me formei na Universidade, mas por algum motivo voltei para o colégio. Tenho colegas, faço amizades, a sensação é renovadora. Têm um porém: em algum momento, terei de fazer uma prova de matemática (disciplina na qual sempre tive problemas). E o pior que tenho uma vaga lembrança de ter gazeado ou simplesmente não ter participado das aulas desta matéria.
Reflexões: Sendo professora, talvez seja bom lembrar o que é ser aluna. Enquanto professores começamos a nos tornar intolerantes e inflexíveis, e acusamos nosso alunos desinteressados de estarem arruinado todas as possibilidades de ter um futuro decente. Eu também já fui uma estudante "vagal", e quando descobri o que realmente queria da vida - nada parecido com o que aprendia na escola - me concentrei nos estudos e encontrei o meu rumo. É sempre bom voltar atrás e lembrar.
Por outro lado, esses sonhos me despertam uma confortante sensação de jovialidade. Em meio as tais "crises de idade" (tenho tantos anos e ainda não tenho isso, não fiz aquilo, etc.), a possibilidade de viajar para aqueles momentos tão cheios de vitalidade que viviamos na escola já vai tornar o seu dia diferente.
E quanto à prova de matemática? Nunca mais tive que me preocupar com geometria e algebra, mas porque voltar a um trauma antigo? Um drama psicológico abandonado antes da resolução? Inseguranças e medo de fracassar que voltam a assombrar? A vida é cíclica, e constantemente voltamos a ser acossados pelos mesmos fantasmas. E dilemas que julgávamos superados pela nossa divina maturidade ressurgem como uma criança birrenta e indignada que nos grita nos ouvidos.
No próximo sonho, quero ver se dou um jeito de não gazear as aulas.

Nenhum comentário: