terça-feira, 27 de abril de 2010

Sonhos: gatos


Minha paixão por gatos é manifesta. Talvez eu me entenda melhor com eles do que com as pessoas. Alguns acusam esses animais de cinismo e infidelidade. Eu diria que eles têm amor próprio. Cães são Amélias.

Faz anos que o mesmo drama se repete nos meus sonhos: tenho que proteger os gatinhos. As vezes os bichinhos estão deformados, são meio mutantes. Outras, tenhos que reunir muitos de uma ninhada em um local seguro para que não se machuquem, tarefa que vai se tornando mais difícil com o desenrolar do sonho. Eles fogem e se metem em problemas: são pisoteados, pegos por cães, caem de lugares altos, etc.

Que agonia é essa de dar proteção a seres tão frágeis? A quem estou tentando proteger? Pensando nisso,de fato tenho a incrível capacidade de me preocupar em excesso com problemas alheios. Ou será simplesmente porque traço inúmeros planos ao mesmo tempo, e eles "me fogem"?

O sentimento nuclear do sonho é de culpa (quando se machucam), desespero por não dar conta da responsabilidade, e a necessidade ter "cem braços" para conseguir agarrar tudo.

O bom é que ultimamente os gatinhos estão mais bonitinhos e se machucam menos. Até consigo salvá-los! Alguma transformação ocorreu em minha psique ao longo de todo esse tempo. Talvez uma das minhas interpretações do sonho esteja correta.

Nenhum comentário: